Radar PPP Universidades


O programa e os seus objetivos

A Radar PPP desenvolve e mantém atualizado desde 2014 o melhor e mais completo banco de dados sobre concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no âmbito dos Municípios, Estados, Distrito Federal e da União.

Existem hoje 2633 iniciativas na base de dados distribuídas em diversos segmentos, tais como: iluminação pública, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, saúde, mobilidade urbana, entre outros.

Trata-se de uma iniciativa intensiva em recursos humanos e tecnologia, de modo que sua sustentabilidade está associada ao serviço online de inteligência de mercado denominado Radar de Projetos.

As iniciativas que mais crescem são as municipais, que já somam mais de 800 projetos.

A expansão da experiência com PPPs e concessões nas cidades não está sendo acompanhada de análises aprofundadas sobre lições aprendidas, boas práticas, erros e acertos.

A Radar PPP sempre acreditou que é fundamental que a academia se dedique com seriedade à experiência brasileira com concessões e PPPs. Percebemos nos últimos anos o crescimento do interesse acadêmico sobre as PPPs e recebemos vários pedidos de acesso gratuito ao Radar de Projetos, inclusive em formato de banco de dados (Excel), para fins de pesquisa.

Gostaríamos de compartilhar, com mais frequência e gratuitamente, dados para fins de pesquisa, entretanto, muitas vezes, as solicitações são enviadas sem informações mínimas necessárias para que a Radar PPP consiga disponibilizar os dados de maneira adequada.


O caminho para a participação

A Radar PPP lançou o programa “Radar PPP Universidades” em 2019 e, desde então, foram dezenas de solicitações de dados recebidas de mestrandos e doutorandos.

Após essa experiência, estamos reavaliando o programa e refletindo sobre o melhor modo de interação com a comunidade acadêmica. Temos convicção de que nosso banco de dados é único e que, a despeito de privado, deve ser colocado, ao menos parcialmente, ao dispor da comunidade acadêmica.

Acreditamos que o futuro do programa não será na escala das solicitações individuais, mas sim em função de relações institucionais da Radar PPP com Universidades, por intermédio de contratos com firme compromisso de produção científica e, inclusive, obtenção de financiamento da iniciativa privada para pesquisas.

A despeito de que o programa está suspenso e em momento de reavaliação, incentivamos que entre em contato conosco se quiser compartilhar sua visão sobre o futuro do Radar PPP Universidades.


Depoimentos

"Em busca de informações que contribuíssem com a elaboração da minha dissertação de Mestrado, estabeleci uma parceria com Radar PPP, por meio da iniciativa “Radar PPP Universidades”. Posso garantir que, para mim, essa parceria foi extremamente positiva. Sem dúvidas, a troca de informações entre observatórios e universidades deve ser incentivado. Parabéns pela iniciativa!"

Ricardo de Andrade Pereira
Mestrando Acadêmico em Administração
Universidade Federal Fluminense


"Tive a oportunidade de participar de MBA em PPP e Concessões, no qual pude ter contato mais profundo com o tema. A Radar PPP vem contribuindo muito com informações atualizadas relativas a projetos de PPP e Concessões. Para viabilizar o meu trabalho de conclusão de curso, fui orientada a estabelecer parceria junto à “Radar PPP Universidades”, que foi prontamente consolidada, com a viabilização de meu acesso aos contratos de PPP de Iluminação Pública assinados, além de orientação quanto à obtenção das informações necessárias para a viabilização do trabalho. Parabenizo a Radar PPP por essa iniciativa e agradeço a oportunidade!"

Yolanda T. Tanikawa
MBA PPP e Concessõeso
FESPSP e LSE


"Há muito tempo atuo na área de PPPs e concessões, e sempre que pesquisei informações sobre o mercado e projetos existentes os dados eram originários da Radar PPP. Dessa forma, quando iniciei minha dissertação de mestrado sobre PPPs procurei a Radar PPP para estabelecer uma parceria e obter alguns dados essenciais para a minha pesquisa. Além de ter recebido todas as informações que precisei, as quais foram fundamentais para minhas análises e resultados, também tive a oportunidade de discutir por diversas vezes o setor e a interpretação dos dados com membros da Radar PPP, o que contribuiu de forma significativa para o meu trabalho."

Danílo Azevedo
Mestre em Administração
Insper