A Radar PPP presta serviços de assessoria durante todo o ciclo de vida de um projeto de concessão ou PPP, desde a fase de priorização até a gestão do contrato.

Indicamos a seguir alguns exemplos de temas que são o foco da prestação de serviços da Radar PPP e que estão alinhados com a proposta de valor da empresa: estudo de pré-viabilidade; gestão e integração dos estudos de viabilidade; e gestão estratégica de contratos.

Pré-Viabilidade

Definição da Estratégia
Manifestação de Interesse Privado (MIP)

Viabilidade

Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)
Consulta Pública
Licitação

Gestão Estratégica

Análise de riscos
Análise de performance
Reequilíbrio econômico-financeiro

Estudo de pré-viabilidade

Muitos estudos de viabilidade de projetos de PPP foram iniciados nos últimos anos, mas, por diversos motivos, não alcançaram nem mesmo a fase de consulta pública ou licitação.

Na visão da Radar PPP, isso ocorreu muitas vezes porque, antes de iniciar-se a fase de obtenção dos estudos de viabilidade completos, o poder público não desenvolve uma visão básica sobre o que deveria ser a futura PPP, quer seja do ponto de vista das necessidades públicas a serem satisfeitas, quer seja do ponto de vista dos maiores desafios vinculados ao desenvolvimento do projeto rumo à realização de uma licitação de sucesso.

Em função disso, desenvolvemos um serviço que tem a finalidade de, por intermédio de um esforço concentrado e com resultados no curto prazo, produzir um estudo de pré-viabilidade do projeto cuja pretensão é ser futuramente contratado no modelo de PPP ou concessão.

Como exemplo de produto decorrente desse serviço, clique aqui e veja o estudo de pré-viabilidade do projeto “USCS Sustentável”.

Gestão e integração dos estudos de viabilidade

A fase de obtenção dos estudos de viabilidade é complexa e envolve interações de diversos profissionais e stakeholders, de diferentes áreas do conhecimento, como economia, arquitetura, engenharia, gestão pública, finanças, contabilidade, direito, comunicação, entre outras.

Trata-se de uma fase dispendiosa de recursos. Sem que haja um método estabelecido antes do início dos trabalhos, invariavelmente os estudos de viabilidade perdem qualidade, além de custarem mais caro e demandarem mais prazo do que o previsto inicialmente.

Diante desse cenário, desenvolvemos uma prestação de serviços focada na gestão da fase de obtenção dos estudos de viabilidade do projeto de PPP ou concessão. Nessa etapa, atuamos como gestores do projeto, garantido prazo e qualidade, assim como integradores das diversas áreas do conhecimento, permitindo que, ao final, haja uma modelagem orgânica, coerente e coesa, que garanta a rentabilidade pretendida pelos acionistas e o nível de serviço desejado pelo setor público.

Como exemplo de produto decorrente desse serviço, foi publicado pelo Governo Municipal do Rio de Janeiro, em 16/10/2015 a Consulta Pública aos documentos do projeto “Carro Elétrico Carioca”.

Gestão estratégica de contratos

A gestão de contratos de longo prazo entre poder público e iniciativa privada demanda muito esforço, pois qualquer micro decisão pode gerar consequências negativas para as partes no médio prazo.

O poder público ou a concessionária, em função das urgências do cotidiano, muitas vezes dão pouca atenção para questões estratégicas vinculadas aos contratos.

É por esse motivo que desenvolvemos uma prestação de serviços focada em assessorar clientes interessados em aprimorar a dimensão estratégica vinculada à gestão de um contrato de concessão ou PPP. Nesse campo, nossa visão é assessorar clientes tanto na fase preventiva dos desacordos decorrentes dos contratos, quanto na fase de solução das disputadas emergentes dos contratos, muitas vezes formalizadas em procedimentos de reequilíbrio econômico-financeiro.