A Empresa

A Empresa

Radar PPP acredita que o mercado brasileiro de investimento privado em infraestrutura pode gerar benefícios para empresas, órgãos do governo e sociedade. A chave é o acesso à informação qualificada.

É a informação adequada e no momento certo que permitirá aos agentes tomar melhores decisões, gerando ganhos para todos os envolvidos.

Radar PPP quer fazer parte da história de sucesso de seus clientes, oferecendo inteligência sobre os projetos e os temas mais atuais que condicionam o desenvolvimento de PPPs e concessões em mercados emergentes.

Nosso negócio é desenvolver as capacidades e habilidades dos nossos clientes para interpretar o mercado nacional de infraestrutura, além de oferecer-lhes as informações que fazem a diferença.

Contamos com o maior banco de dados do país sobre a experiência já acumulada em PPP e com a melhor equipe de especialistas para analisar e tratar os dados.

Quem Somos

Quem Somos

Radar PPP foi fundada em 2014 pelos sócios Bruno Coscarelli, Bruno Pereira, Guilherme Naves, Marcos Siqueira e Rodrigo Reis que conceberam essa ideia a partir da identificação da necessidade de organizar a informação pública disponível sobre o mercado nacional de PPPs. Os sócios são profissionais que consolidaram suas carreiras no ambiente de PPP, recebendo reconhecimento nacional e internacional pelas entregas que lideraram.

A equipe executiva da Radar PPP é formada por profissionais diretamente conectados com o momento em que o mercado de PPPs se encontra, além de serem profundos conhecedores de cada etapa do processo de construção de uma Parceria Público-Privada.

Os membros da equipe possuem conhecimentos complementares entre si e carregam experiências práticas multifacetadas, no âmbito da história brasileira recente com as PPPs.


Ética, valores e visão: carta de princípios da Radar PPP

O mercado brasileiro de infraestrutura passa por um momento conturbado. Há uma cultura de desconfiança crescente entre diversos agentes que atuam no mercado, assim como na imprensa, na sociedade civil, na academia e entre os cidadãos.

Entretanto, há também um claro movimento de aprimoramento institucional no País que pode representar um novo ambiente, mais maduro, mais transparente e mais eficiente para a implantação e gestão de infraestrutura, do qual um bom exemplo é a recente lei anticorrupção.

A cada dia o país tem melhores normas e instituições, de modo que, gradativamente, a cultura dos “atalhos” perde espaço. Cada vez mais as empresas estarão convencidas de que vitórias de curto prazo e a qualquer custo não são sustentáveis.

A equipe da Radar PPP acredita que é possível melhorar a qualidade do gasto público, ao mesmo tempo em que se preserva a rentabilidade do investimento privado; é possível aumentar a transparência da atuação governamental ao mesmo tempo em que se aprimora uma competição saudável entre empresas; e é possível fazer convergir os interesses público e privado em torno de um programa de infraestrutura sólido, de forma honesta e legítima.

Para isso, é urgente que haja o desenvolvimento de um mercado de contratos de longo prazo que sirva de exemplo para os processos de tomada de decisão do setor público e de implementação de políticas públicas. As PPPs e concessões podem, sim, ser instrumentos transformadores do modo como o país gasta recursos públicos e colabora com a iniciativa privada, nacional e estrangeira. Esses contratos demandam preparação e planejamento, induzem a visão de longo prazo e alinham incentivos para as partes envolvidas de forma genuinamente inovadora.

A contribuição da Radar PPP para que isso ocorra está associada a algumas de suas atividades. Seus sócios consideram que a informação pública deve estar disponível e que os serviços da empresa estão fundamentalmente conectados com o esforço de compilar, analisar e sistematizar a informação pública sobre PPPs. É urgente e necessário que:

  • Os processos de tomada de decisão do poder público sobre PPPs sejam bem comunicados e transparentes;
  • O ambiente de competição nas licitações de PPP seja aprimorado, permitindo que mais empresas possam concorrer a partir de critérios de avaliação claros e pertinentes;
  • A gestão de contratos de PPP possa garantir a eficácia das regras estabelecidas entre as partes, evitando comportamentos oportunistas; e
  • Sejam estabelecidos modos inteligentes de interação entre poder público e iniciativa privada, inclusive e principalmente nas fases prévias à licitação.

A Radar PPP espera poder, ao menos em parte, compartilhar seus conhecimentos sobre PPPs com todos os interessados, não apenas com seus clientes. Nesse sentido, a Radar PPP buscará desenvolver parcerias com universidades, assim como participar de eventos gratuitos e atender jornalistas que buscam informações sobre PPPs.

Os sócios e todos os colaboradores seguirão, cotidianamente, reforçando sua ética, visão e valores nas atividades da empresa.

Radar PPP, outubro de 2014.