Promover debates e apresentar soluções e projetos de cidades inteligentes em áreas como educação, segurança, mobilidade urbana e arrecadação tributária foi a proposta da quinta edição do “São Paulo Smart Cities – Soluções de TIC e Mobilidade”, realizado na capital paulista em 28 de agosto. O seminário foi promovido pela Network Eventos, empresa especializada na produção de eventos no setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, em parceria com a Telefônica/Vivo. Diretor-geral da Network Eventos, Carlos Calazans diz que o encontro visou a estimular a inovação, a atualização e a troca de conhecimentos entre os participantes, entre os quais se incluem gestores de serviços públicos e de empresas de processamento de dados municipais e estaduais.

“A tecnologia móvel vem mudando o modo como as pessoas interagem, buscam informações e utilizam os serviços mais diversos. Esse cenário também tem reflexos no setor público, e não apenas no privado. Os governos municipais e estaduais precisam investir em aplicações móveis para aprimorar os processos de administração pública e o atendimento prestado aos cidadãos”, pondera Calazans.

Para Eduardo Koki Iha, gerente da divisão de Smart Cities da Telefônica Brasil, o evento permitirá estabelecer uma conversa com o público envolvido com a dinâmica das Cidades Inteligentes, de prestadores de serviço a universidades e gestores públicos. Koki Iha participará do primeiro painel do seminário. “Compartilharei, com base em nossas experiências em casos concretos, o desafio tecnológico e também o da construção das capacidades para atender as demandas das cidades, em especial as brasileiras”, antecipa.

Daniel Melo, gerente de vendas da Radwin, destaca a importância de eventos como o São Paulo Smart Cities. “Seminários como esse são fundamentais para que os responsáveis pela administração pública tenham acesso ao que existe de mais moderno em tecnologias, viabilizando projetos mais efetivos e econômicos”, opina.

Programação

Após a cerimônia de abertura, será promovido o painel “Visões de Smart Cities”, moderado por Pablo Larrieux, diretor do Centro de Inovação da Telefônica/Vivo. Além de Koki Iha, participarão do debate nomes como Simão Pedro Chiovetti, secretário municipal de Serviços de São Paulo; Thiago Ribeiro, coordenador do POA Digital; Samir Vani, gerente de Vendas de Educação da Samsung e Cristiano Zaroni, diretor da Frost & Sullivan na América Latina.

Em seguida, acontecerão a palestra “Educação inteligente para todos”, a ser ministrada por Samir Vani, e o painel “Evolução da Educação nas Cidades Inteligentes”. Durante esse debate, cuja moderação ficará por conta de Mônica Gardelli Franco, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), estarão presentes Maria da Graça da Silva, assessora da Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e Lincoln Werneck, diretor-executivo do Instituto Coaliza.

A partir das 14h, Katia Galvane, gerente de desenvolvimento de negócios e-Health Brasil da Telefônica/Vivo, irá moderar o painel “A integração das informações de Saúde no contexto de Cidades Inteligentes”. Desse painel, participarão Claudia da Costa Meirelles, Secretária Municipal de Saúde de Salto e diretora de Comunicação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS – SP); professor Luis Natal Rossi, coordenador do Projeto de Cloud Computing da USP; professor Álvaro de Oliveira, da Alfa Micro, de Portugal; e Bruno Pereira, fundador e coordenador do portal Radar PPP.

Na sequência, será promovido o painel “Soluções de TIC para mobilidade urbana”. Marcelo Pimenta, diretor de Infraestrutura e Tecnologia da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam), ficará responsável pela moderação do debate. Estarão presentes convidados como José Evaldo Gonçalo, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e Fabio Kozak Grandi, gerente de Divisão Telefônica Dynamic Insights.

A partir das 16h começará a palestra “Internet of things: colaborando para a inteligência das cidades”, a ser conduzida por Fernando Martins, presidente da Intel Brasil, e Max Leite, diretor de Inovação da Intel Brasil.

Em seguida, será a vez do painel “Segurança pública e mobilidade: o uso da tecnologia e a eficiência dos serviços”. Wellington Bastos de Carvalho, coordenador do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), será o moderador do debate, que contará com a presença de Daniel Melo, Renato Martins, gerente comercial da Samsung, e Ricardo Martin, gerente comercial da Informática El Corte Inglés.

As atividades do “São Paulo Smart Cities – Soluções de TIC e mobilidade” serão encerradas por Raphael Denadai Sanchez, diretor-executivo de Pequenas e Médias Empresas da Telefônica/Vivo.

Informações e inscrições

O São Paulo Smart Cities será realizado no Auditório da Telefônica/Vivo – Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1376, Itaim Bibi, São Paulo (SP). Para mais informações, acesse a página do evento (http://www.networkeventos.com.br/site/evento.php?evento=281&lg=pt) no site da Network Eventos.

Matéria veiculada em 22/08/2014 no Guia das Cidades Digitais.