Reportagem da Folha de S. Paulo, publicada em 31/10/17, na coluna “Mercado Aberto“, assinada por Maria Cristina Frias, ressalta a grande representatividade econômica do setor de iluminação pública, que tem sofrido relevantes transformações regulatórias nos últimos anos.

Em levantamento feito pela Radar PPP para a Engie e repercutido pela Folha, estima-se que o valor arrecado da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (normalmente abreviada como COSIP ou CIP) no Brasil alcança cerca de R$9,2 bilhões por ano (incluindo o valor que remunera o consumo de energia elétrica).

A reportagem – que ouviu o sócio da Radar PPP, Guilherme Naves – destaca também o crescimento de Procedimentos de Manifestação de Interesse publicados para concessões nesse setor, além do aumento da arrecadação da COSIP, que tem sido atualizadas ou instituídas por Prefeituras desde o restabelecimento da competência municipal para lidar com o serviço de Iluminação Pública, conforme Resolução nº 414/10 da ANEEL.

A reportagem completa pode ser vista clicando aqui.

Parte relevante dos dados da Radar PPP estão disponíveis para os assinantes do segmento “Iluminação Pública” do Radar de Projetos.